Como aprender a aprender mais rápido e reter mais informações com dicas científicas para reter qualquer informação melhor, turbinar sua memória e foco incrivelmente.

Assim, quanto mais rápido você aprende mais bem sucedido você pode ser. Portanto, já que tempo é dinheiro, precisamos aprender mais coisas em pouco tempo se quisermos nos destacar da concorrência.

Ser uma pessoa que aprende rápido, te dá muitas vantagens na vida e nos negócios em todos os sentidos. Portanto continue lendo e aprenda esses segredos que a ciência recomenda para aprender mais e melhor.

1- Faça anotações no papel

Embora seja mais rápido e fácil digitar suas anotações em seu notebook ou computador, escrevê-las à mão irá turbinar mais seu aprendizado, segundo pesquisas.

Ou seja, quem escreve suas anotações no papel aprende mais.

Assim, foi feita a pesquisa onde testaram os conhecimentos de quem anotava à mão e quem anotava em laptop e chegaram a seguinte conclusão: quem digitava, escrevia mais, porém quem escrevia no papel, tinha um melhor entendimento e compreensão da matéria e sua prática.

Quando você digita, escreve simplesmente o que é falado. Enquanto você escreve no papel, tem que processar o que está ouvindo e colocar com suas palavras. Isto faz com que você raciocine mais sobre o assunto enquanto escreve.

2- Como aprender melhor lendo em voz alta

Um estudo descobriu que falar texto em voz alta ajuda a colocar aquele aprendizado na memória de longo prazo.

Portanto a “dupla falar e ouvir a si mesmo”, tem mais vantagens para a memória do que somente ler em silêncio.
Ou seja, o aprendizado e a memória são melhorados com o envolvimento ativo e torna aquele estudo mais memorável para o cérebro.

Por isso, falar enquanto estuda é uma poderosa estratégia de estudo que faz com que retenha informações.

3- Prática de estudo distribuída

Segundo estudo, estudar e dar um espaço de tempo para fazer revisões é a melhor forma de aprender mais do que aprender e revisar em curto período de tempo.

Estamos nos referindo a um estudo de um mesmo conteúdo, e não de várias informações diferentes.

Faça revisões do que estudou para fixar melhor, em intervalos de 3 dias para fixar melhor o conteúdo e não tudo em um mesmo dia ou no dia seguinte. Ou seja, não deixe todo o estudo para a última hora.

4- Como aprender mais com testes e perguntas

como aprender a aprender

Estudos mostram que testar a si mesmo é uma forma muito eficaz de acelerar o aprendizado. Então, em vez de apenas estudar o material novamente, tente fazer um teste para ver quantas perguntas acerta. Faça várias perguntas sobre o tema e tente respondê-las.

Quando for testado novamente mais tarde, terá um desempenho melhor, pois errar faz com que sua memória melhore já que te ajudará a lembrar que errou essa pergunta.

Melhor que o teste aconteça depois de um tempo do estudo, como dias ou semanas.

Uma boa dica é você fazer perguntas e responde-las uns dias depois para testar se ainda lembra. Se errar, poderá aprender a resposta correta e aprender muito mais do que simplesmente relendo o material.

5- Mude ligeiramente a forma que estuda ou pratica

fazer pequenas mudanças durante a prática ajudará você a dominar assunto mais rapidamente do que faze-la da mesma maneira todas as vezes.

Portanto, quando for praticar ou estudar uma nova matéria ou habilidade, seja qual for, faça pequenas mudanças durante esses momentos repetidos para que você domine aprenda mais rápido e melhor.

Portanto mudar ligeiramente a velocidade para mais rápida ou mais devagar de uma prática pode melhorar e muito seu aprendizado e domínio.

Também uma boa dica é dividir em tópicos e mudar um pouco a ordem que começa e termina seus estudos ou treinos.

6- Como aprender melhor simplesmente dando uma pausa

Quando estamos sobrecarregados, nosso cerebro simplesmente desligam. Bom exemplo disso é quando não conseguimos mais prestar atenção em uma palestra muito longa e entendiante.

O mais recomendado é que depois de 20 a no máximo 50 minutos, você tire uma folga por uns 5 minutos pelo menos para beber uma água ou esticar as pernas.

Eu gosto de tomar um banho rápido pra tirar o sono, encher a garrafa de água ou fazer um lanchinho.

7- Conecte o que sabe com novo aprendizado

Ao encontrar maneiras de encaixar novas informações com assuntos que voce já sabe ou domina, voce memorizará mais rápído.

Isto irá ajudá-lo a entender melhor e te fará capaz de recordar depois melhor com detalhes.
Por exemplo, se você está aprendendo a dividir, lembrar de como você distribui frutas ou porções para suas visitas, pode te ajudar bastante.

8- Aprenda assuntos relacionados e intercalados

Em vez de focar em um mesmo assunto por horas, dias ou semanas, experimente vários assuntos ou habilidades relacionadas uma atrás da outra.

Ou seja, estudar assuntos relacionados intercalados treina seu cérebro pois melhora a capacidade de diferenciar conceitos.

Quando você foca em uma mesma coisa, seu cérebro pode entrar no automático e diminuir o aprendizado.

Como exemplo, você pode estudar sobre redação, gramática e literatura num mesmo dia que são assuntos relacionados ao invés de somente gramática o dia todo.

Ou você poderá treinar futebol, corrida e embaixadinhas em um mesmo dia por exemplo.

9- Ensine o que você acabou de aprender

As pessoas que ensinam o que aprendem, aceleram seu aprendizado e retêm mais informações segundo estudo.

Até mesmo pensar ou fingir que está ensinando alguém pode fazer com que você aprenda de forma mais eficaz. Qualquer pessoa que ensina outra pessoa, se beneficia do aprendizado mais do que aquela que só estudou.
Portanto, fique no espelho e finja que está ensinando alguém o que acabou de aprender, e verá que vai memorar muito mais.

10- Se exercite regularmente

O exercício melhora não somente seu físico, mas sua concentração e foco depois de se exercitar. Principalmente se for feito em um ambiente que houver verde como em parques.

E se tiver uma fonte de água, esses efeitos são potencializados.

Além disso, o treinos de cardio intenso, melhora e muito a memória e turbina todo seu cérebro, segundo estudo. Aulas de Jump, zumba ou dança rítmica são ótimos para trazer mais foco e aprendizado.

Aprenda como economizar dinheiro

11- Como aprender mais dormindo

Pesquisas mostram uma forte relação entre aprendizado e dormir bem.

Afinal, o sono profundo fortalece as memórias, principalmente se o sono ocorrer dentro de 12 horas após o aprendizado da nova informação.

Mesmo uma soneca curta pode melhorar sua memória de forma considerável.

Em uma pesquisa, colocaram um grupo de pessoas para memorizarem cartões e depois fizeram uma pausa de 40 minutos.

A metade tirou uma soneca nessa pausa e a outra metade ficou acordada. Quando testaram, os que tiraram a soneca, tiveram uma média de 80% de memorização,em comparação com os que só descansaram que foi de 60%.

Da mesma forma, não dormir bem ou o suficiente á noite, afeta sua capacidade de memorização e concentração durante o dia.

Aí vai uma dica: em vez de estudar por horas e horas, tire uma breve sonequinha depois do almoço, por exemplo. Depois volte a estudar, e verá que seu rendimento vai melhorar incrivelmente.

Quando for dormir, desligue todos os eletrônicos e durma um pouco mais cedo do que o costume para ter uma noite de sono restauradora.

12- Não esqueça de tomar água

Alunos que levam água para provas tem um desempenho melhor do que os que não levam, segundo estudo.

Beber água melhora nossas funções cognitivas, enquanto a desidratação pode aferar seriamente essas funções, pois o cérebro trabalha mais do que o normal e fica sobrecarregado.

Portanto beba em torno de 2 litros de água por dia.

O consumo de água também alivia a ansiedade, que é bem conhecida por atrapalhar concentração e memória dos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.