Saiba o que cachorro pode comer sem problemas e quais alimentos podem fazer mal a seu organismo sensível. Nem todos os alimentos que comemos fazem bem aos cães, alguns podem até levá-lo a morte.
Todos nós nos sentimos tentados a dar um pouco da nossa comida ao nosso cão de vez em quando.
Sem dúvida, é difícil resistir àqueles olhinhos fofinhos te olhando com cara de fome, enquanto você cozinha ou come algo.
Porém, mesmo com boa intenção e pena dessa pobre vida esfomeada, muitos alimentos humanos podem fazer mal ao organismo do cachorro ou levá-los a vários problemas de saúde.
Mas, se realmente desejar que seu cão participe com você das refeições é melhor saber o que cachorro pode comer e vai fazer bem a ele. Além disso, quais são realmente tóxicos e podem fazer mal aos cães.
Saiba mais sobre a raça Husky Siberiano
O que cachorro pode comer: frutas e verduras
Algumas frutas, verduras e grãos o cachorro pode comer, mas com moderação.
Embora seja muito saudáveis e ricos em nutrientes, lembre-se que todos esses alimentos precisam ser cortados em pedaços pequenos para evitar que seu cão se engasgue e morra por asfixia.
Não dê nenhum alimento ao seu cão com açúcar, sal, gorduras ou molhos que poderão fazer mal a seu cachorro e fazê-lo ficar doente.
Essas frutas e verduras, mesmo sendo saudáveis, em grandes quantidades podem causar problemas ao organismo do seu cão.
A melhor refeição para seu cão comer com segurança é, realmente uma ração Premium de qualidade.
Pois ela contém as porcentagens corretas e equilibradas de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas suficientes para cada idade e raça.
Ou seja, dê esses alimentos abaixo como um lanchinho, de vez em quando, para ele degustar e não como um lanche ou refeição diária.
O que cachorro pode comer: frutas, cereais e legumes
- Cenouras: tanto cozidas como cruas podem ser dadas ao cão já que ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes.
- Abacaxi: pode ser dado ao cão, mas em pouca quantidade para não causar vômitos e diarreias por causa da acidez.
- Tomates: apenas maduros, crus e sem sementes, pois os tomates verdes são venenosos aos cães.
- Melancia: somente a parte vermelha é boa, mas a casca e sementes são tóxicas a seu cão.
- Milho: seu cachorro pode comer com moderação mas sem a espiga para não engasgar.
- Aveia: somente pura, sem sabor ou açúcar e com moderação para não causar obesidade
- Maçã: pode dar cortadas em pedaços pequenos e sem a semente pois é toxica ao organismo dos cães.
- Brócolis: tanto crua como cozida e com moderação para não irritar o sistema digestivo canino.
- Manga: pode dar ao seu cachorro sem a casca e o caroço para não engasgar.
- Arroz: pode dar um pouco cozido sem sal, alho, óleo ou outros temperos que são tóxicos ao estômago do seu cachorro.
- Banana: com moderação em pedaços ou amassada com sua ração normal.
- Amora: alimento saudável para seu cão envelhecer saudável.
- Batata: simples, cozida, sem temperos ou molhos. A batata crua tem uma substância que é venenosa ao seu cão.
- Pipoca: somente grãos totalmente estourados, para que seu cão não se engasgar e sem manteiga, açúcar ou sal. A manteiga ou óleo pode causar problemas sérios no pâncreas do seu cachorro.
- Pão de farinha de trigo: pode dar tanto o branco como o integral desde que em pouca quantidade. Porém cuidado com os que tem amêndoas ou uvas passas.
- Mais opções de frutas: pêra, kiwi, goiaba, morango e caju.
- Mais opções de alimentos cozidos: inhame, quinoa, chuchu, mandioca, couve, batata-doce, couve flor, vagem, ervilha, abóbora e espinafre
Conheça o cão Boiadeiro Australiano
O que cachorro pode comer: carnes e fontes de proteínas
Todas essas carnes bem cozidas podem ser dadas ao seu cachorro comer, desde que seja tirada toda a gordura, temperos e sal que podem fazer muito mal a seu pet. Vamos falar mais sobre o que faz mal no final deste post, não perca.
Portanto, o cachorro pode comer carnes bem cozidas e jamais cruas para não correrem o risco de se contaminarem com bactérias ou protozoários que pode ser mortal para o organismo canino.
Como exemplo de bactérias e vermes contagiosos temos a “salmonella, tenia, shigella e scherichia coli” que com o cozimento é totalmente exterminada e a carne poderá ser comida sem problemas.
Principalmente, é importante tirar toda a gordura da carne que você vai dar para seu cachorro, pois essa gordura causa pancreatite, diarreias e vômitos.
Deve ser evitado qualquer tipo de embutidos como presuntos, bacons, linguiças e salsichas porque são ricas em sal e outros temperos que podem fazer muito mal ao cachorro.
Da mesma forma, é muito importante não acrescentar sal, molhos, alho, óleos, cebolinhas, cebolas ou outros temperos que são venenosos para o organismo do seu cachorro.
Não perca no final do artigo mais informações sobre alimentos que fazem mal ao seu cão.
Quais as carnes que seu cachorro pode comer:
- Peixe: como salmão, atuns e sardinha pode dar ao seu cão bem cozido, sem as espinhas e ossos para que não engasgue e venha morrer por asfixia.
- Frango ou peru: cozido é um ótimo alimento para dar a seu cachorro. Porém, jamais dê frango com os ossos, mesmo que seja uma coxa de frango, pois esses ossos podem fazê-lo engasgar ou rasgar seus intestinos podendo levá-lo a morte.
- Carne de porco: com moderação, cozida, sem a gordura, sal, molhos e temperos. Jamais crua como mencionado acima.
- Carne vermelha: pode dar a eu cão desde que bem cozida, sem a gordura, na forma magra, sem temperos ou sal.
- Ovos: somente cozidos são permitidos para o cachorro comer com segurança e é rico em nutrientes saudáveis.
- Camarão: seu cachorro pode comer bem cozido e sem a cabeça e casca para que ele não se engasgue.
Se sua intenção for dar uma alimentação caseira completa ao seu cachorro, é melhor consultar um veterinário para isso.
Dessa forma, ele vai te orientar qual a melhor forma de dar uma alimentação caseira, balanceada e equilibrada com todos os nutrientes que seu cão precisa.
Esses opções acima são de lanches ocasionais, ou seja, para ser oferecido de vez em quando ou como uma guloseima e recompensa.
Conheça a raça gigante Terra Nova
Alimentos que cachorro pode comer com cuidado
Há alimentos que seu cachorro pode comer com bastante cuidado e observação. Sem dúvida, é melhor evitá-los ou consumi-los de vez em quando:
1-Queijo, leite e iogurte natural: os cães podem comer queijo, leite puro e iogurte natural desde que em pequenas quantidades e que ele não seja intolerante a lactose.
Ou seja, aquele iogurte doce que você toma não deve ser dado ao seu cachorro. Nem seu leite com açúcar ou achocolatado seu cachorro não poderá comer, pois o chocolate e açúcar é toxico ao seu cão.
2-Mel: cachorro pode comer mel em quantidades muito pequenas por causa do açúcar e possível obesidade caso coma demais.
3-Côco seco: cachorro pode comer côco seco e pode até ser bom para sua pele e pelos, mas com moderação para evitar a obesidade.
Contudo, evite dar a água de coco pois contém muito potássio que pode ser tóxico ao seu cão.
O que cachorro NÃO pode comer, porque são alimentos tóxicos ao organismo canino
Alguns alimentos que nós comemos sem nenhum problema ou reação, podem fazer muito mal aos cachorros e dependendo da quantidade, podem até intoxicá-los e levá-los à morte.
Por isso, é sempre mais seguro dar uma ração de boa qualidade ao seu cão que já vem com as quantidades de cada alimento na porcentagem recomendada com todos os nutrientes já inclusos.
Veja esta lista de alimentos que você deve evite dar ao seu cão:
1- Chocolate
Os cachorros nunca devem comer chocolate pois substancias chamadas metilxantinas interrompem o processo metabólico do cão causando diarreia e vomito.
Quantidades grandes pode causar convulsões, problemas no coração e até mesmo a morte.
2- Canela
Cachorros não podem comer canela pois pode provocar problemas no fígado, frequência cardíaca, diarreia e vômito. O cachorro pode comer algo com canela? Não, nada mesmo.
3- Alho, cebola e cebolinha
Todos esses temperos fazem mal, mais o alho é 5 vezes mais tóxico para o organismo do cachorro e pode causar anemia canina, fraqueza e colapso cardíaco em seu cachorro dependendo da quantidade consumida.
Portanto, não ofereça a seu cachorro nada que seja temperado com cebola ou cheiro verde, mas principalmente com alho que é ainda pior para seu cãozinho.
4- Sorvete
Por mais refrescante que seja, o sorvete tem muito açúcar, gordura e também podem prejudicar o cão que tiver intolerância à lactose.
Da mesma forma, você poderá substituir o sorvete por frutas congeladas que são permitidas para refrescar o seu cão em dias quentes.
5- Uvas e passas
Jamais dê uvas ou passas para seu cão comer porque são tóxicas e perigosas aos cachorros mesmo em pequena quantidade podendo levar a insuficiência renal e morte rápida.
Tenha cuidado em não dar para seu cão pães, iogurtes e arroz que contenham uvas passas.
6- Sal
A ingestão excessiva do sal pode envenenar seu cão causando vômitos, conclusões e diarreias e em alguns casos até a morte.
Portanto evite dar alimentos salgados a seu cão. Aliás, mantenha sempre bastante água à disposição dele para que não fique desidratado e a situação piore ainda mais.
7- Macadâmia
Contém uma substância tóxica que leva à fraqueza, tremores, vômitos e depressão canina mesmo se dado em pequenas quantidades
8- Abacate
Nunca de abacates ao seu cão, pois ele tem uma substancia chamada persina que é venenosa para os cães que pode causar dificuldades respiratórias, falta de ar e até a morte.
9- Café ou chás com cafeína
Não ofereça ao seu cachorro café ou chás que tem cafeínas pois pode envenenar seu cão e causar diarreia, vômitos, convulsões e tremores mesmo um pouco pode fazer mal ao seu cachorro.
10- Doces, balinhas ou chicletes
O xilitol é frequentemente usado nesses doces que podem causar problemas no fígado, fraqueza muscular, convulsões e até a morte.
11- Álcool
Os cachorros nunca devem beber ou comer nada que contenha ou seja preparado com álcool.
Mesmo pequenas quantidades podem causar vômitos, diarreias , convulsões, insuficiência pulmonar, coma e até a morte do seu cachorro.
12- Limão, laranja e lima
São tóxicos porque contém “psoraleno e ácido cítrico” que pode causar dores no estômago, vômitos e diarreias. E se consumir uma quantidade excessiva pode causar problemas sérios no fígado, tremores e até a morte.
13- Carne e ovos crus
Como já mencionado acima, carnes e ovos crus ou mal cozidos podem conter bactérias que causam intoxicação tanto em pessoas como em cães.
Conheça também o cachorro pastor Kangal