O poderoso Cachorro Terra Nova ou Newfoundland é um cão grande, forte e gentil com todos. Esta raça era muito usada como cães de trabalho para puxar redes de pesca e transportar madeira, assim como cães de salvamento de humanos em águas como rios e lagos.

Portanto, são capazes de trabalhar em terra ou água com cargas, por causa de sua força são chamados também de “cavalos de carga” pelos pescadores que os utilizavam.

Contudo, também é considerado um cachorro doce, gentil, amável, o que o torna um maravilhoso companheiro para toda a família.

O Cachorro Terra Nova é conhecidos por:

  • Tamanho gigante
  • Força incrível
  • Inteligência
  • Lealdade
  • Jeito calmo
  • Amor pelas crianças

Continue lendo para descobrir quais as características da raça, como cuidar, problemas de saúde e como comprar este maravilhoso Cachorro Terra Nova que é muito fiel, forte e companheiro.

Características físicas do cachorro Terra Nova

cachorro terra nova marrom

Eles se destacam em resgates de pessoas em águas por causa de seus músculos, pelagem dupla grossa impermeável resistente ao frio.

Assim como também possuem grande habilidade para nadar com patas espalmadas, sendo que os machos podem pesar até 80 quilos, por isso, estão no grupo de cães gigantes.

Além disso, também conhecido por Cão Newfoundland e suas cores padrão de raça são o branco e preto, marrom, cinza e preto.

Origem: Canadá
Peso: 55 a 80 kg
Tempo de vida: 8 a 10 anos
Altura: 56 a 76 até o ombro
Temperamento: leal, doce e gentil

Conheça também o cachorro kangal

Temperamento do cão Terra Nova

O filhote de Cachorro Terra Nova é curioso, inteligente e extrovertido, porém jamais arisco ou agressivo.

Há casos relatados de terras novas que agiram com agressividade contra ataques aos seus donos para protegê-los.

Para que ele se torne um grande companheiro obediente e bem educado, é importante pelo menos um treinamento básico desde cedo.

O Cachorro Terra Nova é um cão protetor, doce e um amável ursinho de pelúcia pois ama crianças e gosta de agradá-las.

Portanto, ama estar com a família e não é um cachorro que vai conseguir ficar sozinho por longos períodos de tempo ou confinado em um quintal longe de seu dono.

Por causa de seu temperamento ser calmo, gentil e com um nível de energia moderada, isso o torna uma ótima opção de cães para crianças.

História da raça Terra Nova ou Newfoundland

cão herói resgate

O Cachorro Terra Nova veio da província do Canadá chamada Newfoundland onde trabalhavam com os pescadores e os ajudavam a transportar redes e carrinhos de pescas até as centros de venda desde anos 1800.

Assim também, ajudavam em resgates de vidas pois são muito fortes e nadadores excepcionais por causa de suas mãos espalmadas.

Por isso são capazes de salvar um homem adulto de se afogar inclusive em água geladas por causa de sua pelagem grossa.

Com a análise do genoma desta raça, descobriram esta relacionada com os retrieveres pretos e spaniel Irlandes.

Além de criados por pescadores, foram usados também por Ingleses e Irlandeses em suas viagens exploratórias por terras novas.

Cuidados gerais com a raça

Embora o Cachorro Terra Nova não precise de atividade física intensa, ainda assim precisará de exercícios físicos regulares.

Já que não são tão rápidos corredores de longa distância como o cão husky siberiano, talvez seja melhor atividades de natação para gastarem energia e se exercitarem.

1- Cuidados com pelagem

cachorro terra nova preto e branco

Por causa de sua pelagem grossa, evite atividades ao ar livre no sol em dias de calor intenso e o mantenha sempre em um lugar fresco.

Ou seja, precisam de uma casa fresquinha com espaço para brincarem longe do calor forte.

Então, não se esqueça de escova-lo pelo menos 1x por semana para remover pelos soltos, evitar nós e aumente para todos os dias quando ele passar pela época de queda dos pelos umas 2x por ano.

Aliás, cortes de unhas e banhos todo mês ou a cada 2 meses já são suficientes, a não ser que seu cão se suje muito antes.

Sem dúvida, o Cachorro Terra Nova possue um pouco de baba, então será necessário limpar de vez em quando com pano úmido.

Conheça também o cão Boiadeiro Australiano

2- Nutrição e dieta

Não deixe ração o tempo todo à disposição do seu Cachorro Terra Nova, o alimente somente 3x por dia com quantidade moderada, para que ele esteja sempre em boa forma e não tenha um inchaço abdominal.

Aliás, petiscos são importantes para o adestramento, só tome o cuidado de não exagerar na dose.

Então, para alimentar bem seu terra nova, use cerca de 3 a 5 xícaras de ração de qualidade, seca, dividida em 3 refeições diárias.

Assim, mecha esta quantidade de xícaras conforme o peso, tamanho, idade e o quanto ele se movimenta. Além disso, não se esqueça de fornecer água sempre fresca para seu cão.

Contudo, para melhores informações sobre a saúde, necessidade individual ideal de nutrição do seu Cachorro Terra Nova, consulte um veterinário.

Por fim, esteja preparado para um aumento no orçamento com ração, pois o Cachorro Terra Nova come mais que muitos cães de tamanhos médios que você conhece.

3- Treinamento e socialização canina

adestramento

Assim como todo cão, esta raça precisa de socialização desde filhote com pessoas, outros animais de estimação, visitas de outras pessoas, sons e experiências diferentes como passeios a parques e lugares movimentados para se tornar um cão completo e saudável.

Além disso precisam de exercícios diários e treinamento para serem cães bem educados.

Por causa de seu tamanho gigante, o treinamento é essencial para que você possa manter o controle sobre esse grandão que embora seja calmo é bem pesadinho e forte.

O Cachorro Terra Nova é inteligente e responde bem ao treinamento. Portanto, comece cedo quando ainda for filhote com comandos básicos, reforço consistente e positivos sem a necessidade de métodos violentos.

4- Problemas de saúde comuns da raça

Essa raça de cachorro terra nova está propensa a alguns problemas de saúde. Pode ser que seu terra nova nunca tenha nenhum deles, mas é importante você saber disso e procure um bom criador que cuida bem da saúde dos pais do filhote.

  • Cistinúria: causa pedras nos rins e sistema urinário.
  • Displasia do quadril e cotovelo: mal desenvolvimento durante o crescimento
  • Doenças cardíacas: problemas no coração com tosse e fadiga.
  • Infecções no ouvido normais em cães de orelhas caídas.

Afinal, todos os cachorros, não importa a raça, precisam de consultas periódicas com um veterinário para prevenir doenças e manter sua saúde em dia.

Quanto custa um filhote de cachorro Terra Nova ou Newfoundland?

filhote Newfoundland

Primeiramente, verifique grupos de doações de cães nas redes sociais para saber se há algum Cachorro Terra Nova disponível.

Agora se quer mesmo comprar um filhote, considere procurar um criador que tem boas referencias.

O valor do filhote de Cachorro Terra Nova está em torno de R$ 2.800 a R$ 6.500 mil reais no brasil. Já nos Estados Unidos esse preço pode variar entre $2.000 a $4.000 dólares dependendo da linhagem do cão.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.